Apresentação
O diretor de cinema canadense James Cameron afirmou certa vez que, quando teve a ideia do filme Avatar, ainda não existia tecnologia disponível para fazer os efeitos especiais que ele então imaginava. Guardadas as devidas proporções, acredito que passei por experiência semelhante com minha metodologia de ensino de Contabilidade.
Quando comecei a ensinar Contabilidade, há mais de vinte anos, ficou evidente para mim que os métodos tradicionais de ensino eram falhos, na medida em que se prendiam a aspectos formais e deixavam de transmitir para o aluno a lógica do processo.
A partir dessa constatação, busquei formas alternativas de expor estes conteúdos. Criei uma abordagem do ensino de Contabilidade fundamentalmente visual, em que a lógica do processo contábil é apresentada em formas gráficas.
O trabalho apela para imagens que buscam ilustrar os conceitos contábeis: cubinhos que, à maneira dos cubos de madeira utilizados nas brincadeiras infantis, vão se movendo e “construindo” o patrimônio de forma absolutamente intuitiva.
A ideia era boa, mas eu tive dificuldades em viabilizá-la. Era inviável publicar usando cubos reais de madeira ou plástico, pois o custo seria proibitivo. Eu sabia que o ideal seria a montagem de um software. De fato, já na apresentação da primeira edição, eu pontuava:
“O presente trabalho está destinado a ser publicado em CD. Um livro interativo que permitirá ao aluno acompanhar cada lição da mesma maneira que navega na Internet: passando de um assunto para outro de acordo com seu próprio interesse através de hyperlinks. A palavra sublinhada leva a um novo texto que a desenvolve e esclarece.”
Embora existisse tecnologia de informática adequada para fazer esse trabalho, era ainda muito cara. A única opção foi publicar em papel. Ofereci o texto à Editora Saraiva que lhe deu duas edições, a primeira em 2006 e a segunda em 2010. No entanto, por razões de custo, as imagens foram reduzidas ao mínimo, além de não ter sido possível publicá-las em cores. Isso enfraqueceu o caráter inovador e diferenciado da metodologia.
Referencial teórico
As pessoas, de uma forma geral, tem um medo atávico de matemática. Muitas vezes a visão de muitos números causa um bloqueio difícil de atravessar. Quando passo a demonstrar os conceitos contábeis em imagens, deixo claro que estamos tratando de fluxos de dinheiro, que é uma linguagem universal e entendida por todos. A metodologia descortina o fato de que a Contabilidade, embora tenha muitos números, tem pouca matemática. A ideia é tornar o estudo atraente e lógico, enfatizando o sentido gerencial da contabilidade.
O que estou propondo é uma ideia original de ensino de contabilidade. Não é uma “adaptação” de alguma outra ideia, nem a importação de alguma coisa feita em outro lugar ou em outra matéria. É algo genuinamente novo, nascido da minha observação da realidade em sala de aula, conjugada com o meu interesse em tecnologia.
Esta abordagem está em consonância com os mais avançados centros de pesquisa educacional. Parte do trabalho do Media Lab, um dos mais inovadores centros de estudos do conhecimento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, é criar maneiras de apresentar dados complexos e conhecimento em gráficos, na convicção de que somos programados biologicamente de tal forma que visualizar imagens funciona muito melhor para a captação de informações do que ouvir, sentir ou interpretar códigos alfabéticos ou numéricos. (mais informações)
Tenho absoluta convicção da efetividade deste método. Eu o tenho aplicado em sala de aula e os resultados são visíveis. Costumo brincar dizendo que sou capaz de ensinar contabilidade até mesmo para as pedras do calçamento.